09.12.2012. 22:23
Desde hace varios años, las Federaciones y Organizaciones de la Naturaleza del centro de Europa y Gran Bretaña, como NATUURPUNT efectúan un seguimiento de la migración de palomas torcaces, que vienen de paises del norte europeo como Noruega, Finlandia y el Este de Europa, más conocido como el paso de las Grandes Migratorias, siendo Holanda, Belgica y Alemania como principales observatorios de paso de estas aves. Así estos tres paises abarcan casi todo el conteo de migración, también se realizan en otros como Dinamarca, Luxemburgo, Gran Bretaña, Suiza... que englobaremos en la tabla como Resto de Europa.
Los conteos de paso son llevados a cabo por profesionales desde varios observatorios localizados por todo el pais, así Belgica dispone de 40, Alemania 12... Palomas torcaces que entran en Francia.Manuel Silva on 05.03.2013. 12:33
Muito se tem falado sobre os pombos "Torcazes" o facto é que há cerca de meia duzia de anos os pombos começaram a abandonar a nossa Região, todo o Norte Alentejano, onde se encontra o maior mancha do Mundo de Montado, cujo fruto a glande é a alimentação preferida destas aves, onde em anos anteriores era a zona de excelência para os pombos, agora passam e não ficam por estas paragens e curioso poucos se viam quando chegavam, o que este ano modificou, os caçadores foram unanimes em dizer que viram passar muito mais Torcazes. Não li ainda nenhum comentário das suas paragens, quais as zonas de maior fixação.Muitos anos me habituei a ver a entrada de Pombos por toda a Zona que vai de Portalegre, Alter do Chão, Ponte de Sor. Avis, Mora, em direcção ao Pinheiro Frances, onde se fixavam durante os meses de Outubro a Março e agora passamos dias que nem um se vê para amostra.
Afinal o que se passa com este fenónemo secular?
Será a falta de sementeiras nesta Zona do Alentejo abandonado.
Será das chacinas que fizeram nos dois principais habitat de repouso dormida, entre Galveias -P. de Sor e Avis, e depois para acabar o resto em Aldeia Velha - Cabeção.
Será a Central Electrica do Pego, que poluiu e está a poluir esta Zona e os Pombos afastam-se.
Será o quê ... , vê-se tanta gente preocupada com diversos estudos e não haverá alguem que deia uma resposta a este fenónemo.
Será que os Sres politico não viram ainda que a caça na nossa região é uma riqueza, que possivelmente desconhecem?
Gostaria de houvir e ler alguns comentários.
Manuel Silva
Envianos un mensaje o pregunta.
Escribe un comentario